quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Feliz Natal

 


Ler, criar e celebrar o Natal na nossa Biblioteca

Neste Natal, a nossa biblioteca encheu-se de alegria, cor, histórias e música.



Os livros foram o ponto de partida para as decorações, que contaram com a valiosa colaboração de docentes, alunos e assistentes operacionais.

Desenvolveu-se um trabalho interdisciplinar com professores de várias turmas, promovendo sessões de leitura que aqueceram o coração, a partilha de mensagens de Natal em diferentes línguas, exposições criativas realizadas com muito carinho e momentos de música ambiente. Tudo isto tornou esta época ainda mais encantadora e especial.

A biblioteca destacou-se, assim, como um espaço de partilha, imaginação e celebração, onde os livros uniram a comunidade escolar e ajudaram a espalhar o verdadeiro espírito natalício.
Que estas memórias nos acompanhem e nos inspirem ao longo de todo o ano!

 

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Palestra - Holocausto e Direitos Humanos


No dia 10 de dezembro, pelas 14h30, realizou-se, no Auditório da EBSAH, uma palestra sobre o Holocausto e os Direitos Humanos, proferida por Jorge Brandão, professor bibliotecário da Escola Secundária de Amares e dirigente da Associação Memória e Ensino do Holocausto (Memoshoá).

Esta atividade, dinamizada pela equipa das bibliotecas escolares do AEAH, em colaboração com os professores de História das turmas do 9.º ano de escolaridade, integrou-se na comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O principal objetivo da sessão foi promover o conhecimento e a compreensão do Holocausto, refletindo sobre as suas causas e consequências, de modo a prevenir fenómenos de discriminação, violência e desumanização, contribuindo para que situações semelhantes não se repitam. Paralelamente, a iniciativa procurou fomentar o desenvolvimento do espírito crítico dos participantes e sensibilizá-los para os desafios e problemáticas da Europa contemporânea.

Com o apoio dos diretores de turma e dos professores envolvidos, os alunos foram previamente sensibilizados e preparados para a temática abordada, o que se refletiu numa participação ordeira, empática e adequada à seriedade dos assuntos tratados.