sábado, 2 de abril de 2022

Dia Internacional do Livro Infantil

Abril é considerado o mês da literatura infantil, porque celebra duas datas importantes: 02 de abril “Dia Internacional do Livro Infantil” e 23 de abril “Dia Mundial do Livro”.
O Dia Internacional do Livro Infantil – 02 de Abril – foi criado em 1967 pelo International Board on Books for Young People (IBBY), em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos primeiros autores a se dedicar especificamente às crianças. As histórias de Hans apresentam confrontos morais e sociais como, por exemplo, em O Patinho Feio e A Pequena Vendedora de Fósforos, entre muitos outros.
Suas narrativas mais famosas são: O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei e A Princesa e a Ervilha. Nelas o autor transmite modelos comportamentais que a estrutura social de sua época deveria absorver. Em seus contos, ele expôs os conflitos instaurados entre os que detinham o poder e os que a eles eram submetidos. Hans acreditava profundamente que a igualdade de direitos deveria reger o mundo e a relação entre os homens.
A biblioteca Ramalho Ortigão, para assinalar esta data preparou uma pequena exposição, sobre as obras do autor, com o objetivo de dar a conhecer algumas das suas obras e incentivar os alunos à leitura das mesmas.


                    



Sem comentários:

Enviar um comentário