quarta-feira, 29 de julho de 2020

Biblioteca Klementinum

Por dentro de uma das mais lindas bibliotecas do mundo: Klementinum, atração imperdível na cidade de Praga, na República Tcheca.
Localizada na cidade de Praga, na República Tcheca, a biblioteca Klementinum é um exemplo requintado da arquitetura barroca no país. Aberta pela primeira vez em 1722 como parte da universidade jesuíta, a biblioteca abriga mais de 20.000 livros em seu acervo e foi eleita como uma das bibliotecas mais bonitas e majestosas do mundo.
O complexo fica próximo da Ponte Carlos, um dos principais pontos turísticos da cidade, situada bem no centro histórico de Praga.
Seu interior possui afrescos no teto pintados por Jan Hiebl e suas mobílias originais da época dão um toque mágico na decoração interna. As pinturas apresentam retratos de santos jesuítas, patronos antigos da biblioteca e outras figuras de destaque.
O Klementinum costumava ser o terceiro maior colégio jesuíta do mundo e é o segundo maior complexo arquitetónico da cidade, atrás apenas do Castelo de Praga.
Outro destaque da atração é a incrível coleção de globos geográficos e astronómicos, na sua maioria, feitos por padres jesuítas, que também também construíram relógios astronómicos.
No ano de 1773, o Colégio dos Jesuítas tornou-se parte da renomada Universidade Charles, logo após quando os jesuítas cortaram laços com o papa. Foi nesse ano que o Klementinum oficialmente se tornou numa biblioteca, observatório e universidade pela imperatriz Maria Teresa da Áustria.

Visita Guiada

O local oferece visitas guiadas onde o visitante poderá percorrer três partes do complexo: a Capela dos Espelhos, a Biblioteca Barroca e a Torre Astronómica, um mirante com 68 metros de altura que oferece vista 360 graus do centro histórico.

biblioteca Klementinum
biblioteca Klementinum
Praga República Tcheca
Praga
biblioteca Klementinum
biblioteca Klementinum

Sem comentários:

Enviar um comentário